A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, confirmou nesta quinta-feira (24) que o Orçamento de Primavera da próxima semana trará mudanças nas regras fiscais do país, com aumento de impostos. Ela anunciou os planos em um artigo publicado no Financial Times.
No texto, Reeves argumenta que os anos recentes no Reino Unido trouxeram uma redução expressiva de investimento externo e alta da dívida pública, e que seu plano visa consertar ambos estes prejuízos, com contenção de gastos e um aumento de impostos.
Segundo Reeves, novas instituições serão desenhadas para administrar os recursos do país, para garantir que os investimentos “multipliquem o impacto do dinheiro público”.
Na última quarta-feira (23), um esboço de comunicado visto pela Reuters, antes da reunião do grupo nesta semana, afirmou que os ministros das Finanças dos países do G20 veem “boas perspectivas” de um pouso suave para a economia global e se comprometeram a resistir ao protecionismo.
O documento, que, segundo uma fonte, ainda pode ser revisado, chega no momento em que ministros das Finanças do mundo todo se reúnem esta semana em Washington para as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em meio à crescente confiança de que os bancos centrais, incluindo o Federal Reserve, conseguiram conter a inflação sem prejudicar o crescimento ou o emprego.
Mas isso também reflete preocupações palpáveis de que esse cenário promissor pode ser derrubado se uma guerra comercial global estourar caso Donald Trump seja eleito presidente dos EUA em menos de duas semanas.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!