• Home
  • PRINCIPAL
  • MPBA denuncia quatro por obstruir investigação da ‘Operação El Patrón’ na BA

MPBA denuncia quatro por obstruir investigação da ‘Operação El Patrón’ na BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), denunciou quatro pessoas por obstrução da justiça na Operação El Patrón.

Os denunciados foram presos preventivamente em dezembro de 2023, em operação que investigava deputado por formação de mílicia na Bahia. De acordo com o MPBA, Filipe dos Anjos Santana (Sabino), Iggo César da Silva Barbosa, Ioná Santos Silva e Jackson Macedo Araújo Júnior (Macaco) agiram para atrapalhar as investigações contra uma organização criminosa entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023.

Relembre investigação esquema de agiotagem e jogo do bicho na Bahia, envolvendo deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (Patriota).

A denúncia alega que Jackson Macedo, preso na Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador, compartilhou dados de acesso à sua conta de armazenamento em nuvem com o advogado Iggo César. Ioná Santos, companheira de Jackson, tentou então apagar arquivos remotamente. Com a falha na tentativa, Filipe dos Anjos foi acionado para eliminar as provas.

A Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, mira uma organização criminosa liderada por um deputado estadual baiano na região de Feira de Santana. O parlamentar e outras 14 pessoas, incluindo policiais militares, foram denunciados por lavagem de dinheiro, agiotagem e receptação qualificada, relacionados ao jogo do bicho.

Um homem suspeito de ser encarregado pela cobrança de dívidas relativas às práticas de agiotagem e jogos de azar de uma organização criminosa foi preso, no último dia 1º de dezembro, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Ainda segundo a PF, o suspeito é apontado como um dos principais membros do grupo, sendo um dos mais próximos ao líder da organização criminosa, que é especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.

Saiba mais sobre operação que prendeu homem responsável por cobrar dívidas em esquema de agiotagem e jogo do bicho na Bahia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Para ator, “Dexter: Pecado Original“ tem história que “merece ser contada“

“Dexter: Pecado Original“, spin-off de “Dexter”, estreou nesta sexta-feira (13) no Paramount+ e explora a…

Lando Norris acelera McLaren P1 feita de Lego e chega a 65 km/h; veja vídeo

Editora Trêsi Editora Três https://motorshow.com.br/autor/editora-tres/ 15/12/2024 – 6:50 O piloto britânico da equipe McLaren de Fórmula…

Skatistas brasileiros são eliminados na fase preliminar do Super Crown em São Paulo

Giovanni Vianna e Felipe Gustavo já estavam classificados para a decisão, que acontece neste domingo…