Durante debate promovido por Folha de S.Paulo e UOL, Pablo Marçal (PRTB) afirmou, se referindo à candidata do PSB, Tabata Amaral, que “mulher não vota em mulher, a mulher é inteligente”.
“O esforço da Tabata é de parecer a mais sábia. Ela é a mais inteligente, só que a sabedoria dela é a mais baixa. Isso porque sabedoria envolve experiência e o fato dela ficar esbravejando como se fosse a tia do colégio aqui entre nós, ela quer provar para você que é mulher… Tabata, se mulher votasse em mulher, você ia ganhar no primeiro turno. A mulher não vota em mulher, a mulher é inteligente, ela tem sabedoria, tem experiência”, afirmou o candidato do PRTB.
Em seguida, citou também as pessoas mais pobres e os negros, afirmando que “se fosse assim, pobre votaria só em pobre e negro votaria só em negro”.
Antes da fala de Marçal, Tabata Amaral disse ser a “adulta da sala”.
“Olha só que surpresa, justamente a mulher no debate é a adulta da sala. Olha só que surpresa. Justamente a mulher, que muitas vezes sofre preconceito, está aqui falando de proposta e ‘batendo de cara’ com cada um desses marmanjos que não conseguem responder minhas perguntas e não conseguem endereçar perguntas para mim”, afirmou.
Mais tarde, ao final do debate, Marçal foi questionado por um jornalista do UOL sobre a declaração.
“Eu falei que, se mulher votasse em mulher, a Tabata estava em primeiro porque o eleitorado inteiro, a maior parte é feminino, falei que se negro votasse em negro, a gente ia estar com 75% dos votos porque tenho uma negra de vice na minha chapa. Então eu falei: as mulheres são inteligentes, elas não vão votar na Tabata. A Tabata está vivendo um processo de querer desqualificar os homens e falar que ela vai receber votos de mulher porque ela é mulher”, respondeu o candidato do PRTB.