O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel estava “determinado a fazer tudo para proteger nosso país”. A fala aconteceu durante uma reunião com gabinete de segurança neste domingo (25), na qual o premiê prometeu “manter uma regra simples: quem nos machucar — nós o machucaremos”.
“Esta manhã, detectamos os preparativos do Hezbollah para atacar Israel. Junto com o ministro da Defesa e o chefe do Estado-Maior, instruímos as Forças de Defesa de Israel (IDF) a agirem proativamente para remover a ameaça”, afirmou ele.
Netanyahu acrescentou que as IDF têm, desde então, “agido vigorosamente para frustrar as ameaças” e disse que as forças “destruíram milhares de foguetes direcionados ao norte do país”.
O exército israelense disse que cerca de 100 de seus caças “atingiram e destruíram milhares de lançadores de foguetes do Hezbollah, destinados a fogo imediato em direção ao norte e centro de Israel”.
“Mais de 40 áreas de lançamento foram atingidas no Líbano durante os ataques”, disseram as forças militares israelenses. O Hezbollah ainda não comentou a alegação.