• Home
  • Motor&Cia
  • Novo Porsche Taycan chega ao Brasil com 10 opções elétricas a partir de R$ 820 mil

Novo Porsche Taycan chega ao Brasil com 10 opções elétricas a partir de R$ 820 mil

Como melhorar um carro que já era excelente? Otimizar um automóvel está dentro da cultura da eficiência alemã e este DNA foi empregado na nova geração do Porsche Taycan, que chega ao mercado brasileiro. As vendas já começaram e as entregas ocorrerão ao longo do primeiro semestre, diz a marca.

Uma das surpresas para o Brasil foi a introdução da configuração Turbo GT com pacote Weissach (veja o teste rápido aqui). De acordo com a fabricante, a opção foi uma solicitação dos concessionários. Ao todo, agora, são dez versões, com duas variações de carrocerias (sedã esportivo e perua, chamada de Cross Turismo), com preços de R$ 820.000 a R$ 1.535.000.

+ Novo Porsche Panamera híbrido fica até 102 cv mais potente e está em pré-venda no Brasil
+ Novo Porsche 911 Carrera S ganha 30 cv, mais itens e está em pré-venda no Brasil

Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

De forma geral, há mais potência, autonomia e aceleração, concedidas principalmente pelos novos motores “Porsche E-Performance”, que podem variar de 408 cv a 1.034 cv. O carregamento também foi melhorado, e pode chegar até 18 segundos de 10% a 80% em corrente contínua (DC).

Há ainda leves alterações no visual, que podem ser observadas na carroceria com os novos paralamas dianteiros, além dos faróis “Matrix HD”, com até 32 mil pixels, mais achatados.

Todas as variantes agora adotam de série rodas de 21 polegadas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento.

Por dentro está uma leve mudança no layout do quadro de instrumentos. A Porsche afirma que há mais detalhes presentes nas opções “Turbo”, para diferencia-las dentro da linha.

Taycan Turbo Cross Turismo 2025
Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

Desempenho

Para se ter uma ideia de como está a aceleração dos novos modelos, diante de seus predecessores, os sedãs esportivos Taycan e Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso significa que eles ficaram 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.

Isso é resultado de mais potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 81 cv a mais do que antes, enquanto no Taycan Turbo S são mais 190 cv, com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 952 cv.

Taycan Turbo Cross Turismo 2025 - Foto: Divulgação/Porsche
Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

Autonomia

Para testar a nova autonomia, aumentada para até 425 km (+ 147 km ou 53%), a Porsche convidou a MOTOR SHOW para ir até o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), partindo do Porsche Center São Paulo, que fica na Vila Madalena, localizado na capital paulista. Ao todo foram 352 km. Fizemos o trajeto com o Turbo Cross Turismo. Terminamos o roteiro com 29% de autonomia restante (133 km) indicada no painel.

Em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, o modelo pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes.

Taycan Turbo Cross Turismo 2025
Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

Push to Pass

Durante o teste utilizamos ao extremo o recurso chamado de “Push to Pass”, para ultrapassagens rápidas. Por meio de um botão no volante, o Taycan ganha uma potência extra de 95 cv adicionadas à base de 775 cv, o que resulta em 870 cv. Ao apertar, aparece no quadro de instrumentos um contador de 10 segundos até o condutor começar acelerar. Após pressionado, o motorista deverá aguardar o mesmo tempo para acionar a função novamente.

Taycan Turbo Cross Turismo 2025
Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

A ferramenta “provoca” para acelerar, concede mais cavalaria e de fato resulta em um “tapa” que faz grudar a cabeça no banco. A sensação é prazerosa, mas quanto mais você pisa, mais a autonomia da bateria “derrete” no painel.

Taycan Turbo Cross Turismo 2025
Taycan Turbo Cross Turismo 2025 – Foto: Divulgação/Porsche

Nova suspensão Porsche Active Ride

Se a suspensão a ar é item de série, todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova “Porsche Active Ride”. Este sistema opcional é equipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V. Tudo para “acertar” o que que estiver errado na pista e deixar a condução mais gostosa.

Taycan Turbo GT Weissach
Taycan Turbo GT Weissach – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

É um Porsche mesmo?

O Taycan, mesmo elétrico, ainda é um Porsche e entrega toda dirigibilidade empregada à marca. Claro, com nada de ruídos ou o ronco dos motores a combustão. Talvez um dos principais pontos para quem é resistente aos carros movidos por bateria seja a autonomia, que foi otimizada para a nova geração. A marca diz também que realiza a instalação doméstica gratuita de um carregador de 22 kWh.

Confira abaixo as dez opções disponíveis para o Brasil:

 Taycan: R$ 820.000

  • Potência de até 420 cv e 420 Nm, autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4s8 e 230 km/h de velocidade máxima.

Taycan 4: R$ 850.000

  • Potência de até 408 cv e 585 Nm, e autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s6 e 230 km/h de velocidade máxima.

Taycan 4S: R$ 875.000

  • Potência de 598 cv e 710 Nm, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s7 e 250 km/h de velocidade máxima.

Taycan 4 Cross Turismo: R$ 920.000

  • Potência de 435 cv e 610 Nm, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s7 e 220 km/h de velocidade máxima.

Taycan 4S Cross Turismo: R$ 935.000

  • Potência de 598 cv e 710 Nm, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s8 e 240 km/h de velocidade máxima.

Taycan GTS: R$ 1.010.000

  • Potência de 700 cv e 790 Nm, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3s3 e 250 km/h de velocidade máxima.

Taycan Turbo: R$ 1.175.000

  • Potência de 884 cv e 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s7 e 260 km/h de velocidade máxima.

Taycan Turbo Cross Turismo: R$ 1.225.000

  • Potência de 884 cv e 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s8 e 250 km/h de velocidade máxima.

Taycan Turbo S: R$ 1.435.000

  • Potência de 952 cv e 1.110 Nm, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2s4 e 260 km/h de velocidade máxima.

Taycan Turbo GT Pacote Weissach: R$ 1.535.000

  • Potência de 1.034 cv e 1.240 Nm, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2s2 e 305 km/h de máxima.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem morre atropelado por trem após pular muro de estação para pegar bola

Um adolescente morreu na manhã do último sábado (15) em São Paulo após ser atingido…

Novo Porsche Taycan chega ao Brasil com 10 opções elétricas a partir de R$ 820 mil

Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/ 16/03/2025 – 6:50 Como melhorar um carro que já era…

Atlético-MG conquista 50º título do campeonato mineiro e se torna hexacampeão

Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o América na partida de volta,…