A chef Ina de Abreu começou a se interessar pela cozinha e a arriscar receitas em Londres na virada dos anos 1960 e 1970. Hoje, ela planeja pratos para celebrar as quase três décadas de seu restaurante Mestiço, aberto em 1997 em São Paulo.
De identidade única e autêntica, o local tem pratos tailandeses ao lado de brasileiros, que variam desde os mais típicos, como acarajé e bolinho de estudante, até massas, frozen iogurtes e bowls. Antes, a chef também passou pelos restaurantes Néctar e Sativa, na lendária danceteria Radar Tantã e na implantação da rede América no país.
Com décadas de experiência em casas em São Paulo, ela conhece bem a vida gastronômica da cidade e indica seus endereços prediletos para comer bem na capital paulista.
Confira 5 restaurantes em São Paulo recomendados pela chef Ina de Abreu:
Modern Mamma Osteria
Acho o Salvatore Loi um chef maravilhoso. Sempre saio feliz das casas que ele comanda e, hoje, se vou em alguma das quatro unidades do Modern Mamma Osteria, continuo terminando minha passagem por lá felicíssima.
Na unidade da rua Oscar Freire, adoro pedir os gnocchis, como o de rúcula recheado com brie na manteiga, sálvia e presunto cru.
Modern Mamma Osteria: Rua Oscar Freire, 497 – Jardim Paulista, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; sexta, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 21h / Confira todos os endereços no site oficial.
Spot Restaurante
Além de oferecer uma comida bem gostosa e um serviço simpático com uma meninada ótima, considero o restaurante Spot uma vitrine da cidade. Com unidades na Bela Vista e no JK Iguatemi, parece que você vai encontrar todo mundo de uma só vez nas casas.
A marca tem uma qualidade que também busco no meu restaurante: pratos com fãs apaixonados e que praticamente só pedem o de sempre.
Tenho certeza que o Penne Oriental do Spot é meu favorito e de mais um punhado de gente. Ele chega à mesa com legumes, shiitake, shoyu, gengibre e amêndoas, com opção de frango ou camarão como proteína.
Spot: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Tel.: (11) 3283-0946 / Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; quinta e sexta, das 12h às 15h e das 18h30 à 0h; sábado, das 12h à 0h; e domingo, das 12h às 23h.
Jardim de Napoli
O Polpettone do Jardim de Napoli, localizado em Higienópolis, é um dos símbolos gastronômicos de São Paulo. Sem dúvida tem uma legião de admiradores.
É uma receita clássica da cozinha italiana e irresistível, sem muito o que inventar. É o primo direto da parmegiana. Para mim, o prato é imbatível, pois muitos tentam fazer igual, mas sem alcançar o mesmo sabor.
A explosão de gosto fica ainda mais evidente quando você escolhe o acompanhamento perfeito. Por lá, peço com o penne ao pesto, feito também com a mesma maestria.
Jardim de Napoli: Rua Martinico Prado, 463 – Higienópolis, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3668-8383 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 11h às 23h; e domingo, das 11h às 22h.
Trattoria Tavolino
O restaurante Tavolino, com unidades em Higienópolis e nos Jardins, é outro italiano que frequento e gosto muito. Além da comida bem elaborada e bem servida, como a Burrata com Pesto, eles ocasionam uma bonita interação com a arte, seja com shows diversos ou mostras de artistas plásticos.
Inclusive, os próprios clientes são convidados a desenhar ou pintar enquanto comem. Frequento a casa dos Jardins, mas a equipe repete a mesma ação na unidade de Higienópolis.
Trattoria Tavolino Jardins: Alameda Lorena, 558 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / (11) 99187-0974 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h30 às 23h; sexta e sábado, das 11h30 à 0h; domingo, das 11h30 às 17h / Confira mais informações sobre a unidade em Higienópolis no link.
Almanara
A culinária árabe tem seu encanto. Para mim, é uma das mais saborosas, assim como tudo o que vem do Mediterrâneo.
E o clássico Almanara é um dos restaurantes árabes que nos envolve pela culinária e pela atmosfera da cultura árabe. Isso se reflete na unidade do centro, que mantém a ambientação do antigo restaurante Arpege e oferece cardápio em rodízio, ou ainda nos endereços mais novos encontrados em shoppings.
Independentemente do local, minha dica é não deixar de pedir o Arroz com Lentilhas, que vem acompanhado de finas fatias de abobrinha e cebola frita.
Almanara: Rua Basílio da Gama, 70 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP/ Tel.: (11) 3257-7580 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h30 às 22h30; sexta e sábado, das 11h30 às 23h; e domingo, das 11h30 às 22h.
Restaurante no Parque Ibirapuera oferece pausa em meio ao caos urbano