Três homens e duas mulheres foram presos, na última quinta-feira (12), suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava golpe em idosos no Rio Grande do Sul. As investigações apontam que os criminosos usavam o “conto do bilhete premiado”.
As investigações revelaram que uma das vítimas chegou a perder R$ 100 mil em um único golpe.
Em uma ação conjunta, a Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula, com o apoio da Draco de Caxias do Sul e da Delegacia Regional de Caxias do Sul, deflagrou a Operação Payback. A ação teve como alvo uma quadrilha especializada no golpe do bilhete premiado contra idosos em várias regiões do país.
Através do núcleo de inteligência da polícia, o esquema foi desarticulado após a identificação do destino do dinheiro, obtido ilicitamente, além da identificação dos responsáveis pelas contas bancárias utilizadas pela quadrilha.
Prisões e apreensões
Durante o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, em Caxias do Sul e Farroupilha, os policiais civis prenderam os cinco integrantes da organização criminosa e apreenderam celulares e munições. O material apreendido deve ser periciado para identificar outros membros da quadrilha e aprofundar as investigações.
A desarticulação da quadrilha especializada no golpe do bilhete premiado representa um importante avanço no combate a esse tipo de crime na região da Serra Gaúcha, segundo a delegada Fernanda Aranha, titular da Delegacia de São Francisco de Paula, e o delegado Luciano Righes, titular da Draco de Caxias do Sul, que destacaram a importância da atenção para esse tipo de golpe, geralmente praticado contra pessoas idosas.