Denizar Vianna, que foi secretário de inovação do Ministério da Saúde no início da pandemia, afirmou em entrevista à CNN que a crise da covid-19 demonstrou a relevância dos investimentos na indústria nacional de saúde.
Hoje professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vianna participou do CNN Talks Nova Política Industrial: Inovação para a Transformação, que acontece no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15).
Vianna descreve o cenário em que o Brasil teve de importar insumos básicos para combater a crise, inclusive máscaras. Num cenário em que o mundo buscava estes apetrechos, o país esteve em posição “vulnerável”, indica.
“Houve a percepção da fragilidade, de que é uma questão de soberania nacional produzir insumos no Brasil”, disse.
Na visão do professor, a crise gerou um processo em que todo o mundo passou a olhar com mais atenção para a indústria de saúde. Ele ressalta que, para que o Brasil avance nesta “corrida”, são necessárias políticas públicas.
“Precisamos de uma política para financiar essa pesquisa e inovação, que serve para atender demandas da população. Na Saúde, o investimento tem este objetivo”, disse.
Compartilhe: