A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por uma dor crônica facial e afeta, especificamente, o nervo trigêmeo da face, responsável pela mastigação e sensibilidade. A condição é caracterizada como “a pior dor do mundo“, podendo perdurar por meses e ser incapacitante, ou seja, impedir o paciente de realizar suas atividades profissionais e sociais.
Segundo o Manual MSD, referência médica publicada pela empresa farmacêutica Merck & Co., a causa da neuralgia do trigêmeo é o posicionamento anormal de uma artéria que comprime o nervo do trigêmeo. Essa compressão leva à dor aguda e intensa na parte inferior da face, podendo afetar apenas um lado do rosto ou ambos.
O quadro é mais frequente em mulheres adultas, mas também pode afetar homens e idosos. Em alguns casos, a neuralgia do trigêmeo pode ser consequência de uma lesão dos nervos causada pela esclerose múltipla. Em raras situações, a condição é resultante de um tumor que comprime o nervo do trigêmeo.
Quais são os sintomas da neuralgia do trigêmeo?
De acordo com a Mayo Clinic, — organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos, localizada em Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos — os sintomas da neuralgia do trigêmeo podem incluir um ou mais dos seguintes padrões:
- Episódios de dor intensa, pulsada ou em “pontadas”, que se assemelham a um choque elétrico;
- Episódios de dor repentina ou desencadeada pelo toque no rosto;
- Episódios de dor que duram segundos ou vários minutos;
- Espasmos faciais;
- Episódios de dor que duram dias, meses ou anos. Alguns pacientes chegam a não ter períodos sem dor;
- Dor nas regiões da mandíbula, dentes, gengivas ou lábios;
- Dor em um lado do rosto;
- Em casos raros, dor durante o sono.
Fatores banais podem desencadear a dor da neuralgia do trigêmeo
Segundo a Mayo Clinic, existem alguns fatores banais que podem ser “gatilhos” para a dor da neuralgia do trigêmeo. É o caso de:
- Escovar os dentes;
- Tocar o rosto;
- Barbear-se;
- Comer e beber;
- Conversar;
- Passar maquiagem;
- Sorrir;
- Lavar o rosto;
- Sentir a brisa tocar o rosto.
Quando procurar um médico e como é feito o diagnóstico?
É importante buscar ajuda médica quando notar alguns dos sintomas padrões de neuralgia do trigêmeo, ou quando notar sensibilidade e dor duradoura ao tocar o rosto.
Segundo o Manual MSD, o diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é feito através de exame neurológico, a partir do toque e exame físico do rosto e avaliação dos sintomas. A ressonância magnética também é importante para investigar as causas da condição, como sinais de esclerose múltipla ou tumor.
Tratamento da neuralgia do trigêmeo
O tratamento da neuralgia do trigêmeo é geralmente feito com o uso de medicamentos anticonvulsionantes, que ajudam a estabilizar as membranas das células nervosas. Relaxantes musculares podem ser usados sozinhos ou combinados com outros remédios.
Também existem opções cirúrgicas para neuralgia do trigêmeo, com o foco de controlar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Rabdomiossarcoma: entenda o que é o tumor confundido com rinite
Compartilhe: