São 33 gols em 25 jogos na temporada. Números suficientes para Viktor Gyokeres chamar a atenção de gigantes da Europa e assustar os adversários.
Nesta terça-feira, o sueco estará em campo às 17h (de Brasília) no José Alvalade, onde o Sporting enfrenta o Arsenal pela quinta rodada da Champions League.
E a boa fase de Gyokeres anima o clube português a conseguir mais uma vitória e entrar de vez na briga pela liderança. Nos últimos 10 jogos, entre clube e seleção sueca, foram 17 gols, incluindo um hat-trick contra o poderoso Manchester City na última rodada da Champions.
Quem é Viktor Gyokeres
Nascido em Estocolmo, capital da Suécia, Gyokeres rodou por clubes de menor expressão até chegar ao Sporting, em julho de 2023. O atacante de 26 anos começou a carreira no Brommapojkarna e logo chamou a atenção do Brighton, da Inglaterra.
Sem espaço no clube inglês, Gyokeres foi emprestado duas vezes, para o St. Pauli, da Alemanha, e para o Swansea, de País de Gales.
Em 2021, ele foi contratado pelo Coventry para disputar a segundona inglesa e logo em sua primeira temporada marcou 17 gols. Na temporada seguinte, foram 21 gols e 12 assistências.
O peso da chegada do atacante sueco ao Sporting está estampado nas cifras envolvidas em sua transferência. A negociação de 20 milhões de euros (R$ 107 milhões na época) foi a mais cara na história do clube.
Celebração que faz sucesso
Além do caminhão de gols, Gyokeres também chama a atenção por sua comemoração. Ele entrelaça os dedos e cobre a boca após balançar as redes dos adversários.
Em junho, o sueco revelou inspiração em Bane, vilão de Batman e citou uma frase associada ao personagem. “Nobody cared until I put on the mask”. Em português, “Ninguém se importou até eu colocar a máscara”.
A frase lembrada por Gyokeres ficou famosa no filme “Batman: o Cavaleiro das Trevas”, onde grandes nomes marcaram presença, como Christian Bale e Heath Ledger.