Um dos grandes volantes do Brasil na década passada, Paulinho segue no futebol mesmo após se aposentar. O ex-volante de Seleção Brasileira, Corinthians e Barcelona visitou diversos clubes da Espanha para estudar sobre gestão esportiva.
Por praticamente duas semanas, o recém-aposentado passou por clubes como Barcelona, Osasuna, Eibar, Atlético de Bilbao, Real Zaragoza e Alavés, além de uma palestra com LaLiga, para entender o funcionamento do futebol fora do campo.
“Duas semanas, aprendendo bastante, tivemos uma palestra em La Liga. Foi praticamente o dia inteiro, das 10h da manhã até às 19h da noite. Entendendo os processos que eles fazem, como fomentam o futebol espanhol. Dão um suporte importante para os clubes, para que eles possam nos envolver, principalmente nas categorias de base”, disse Paulinho.
O ex-jogador tem um projeto em São Paulo chamado Prata da Casa, onde trabalha com diversas crianças que tem como objetivo principal virar jogador profissional. Por isso, Paulinho focou nos processos de funcionamento das categorias de base na Espanha.
“O investimento é importante na base para que eles se desenvolvam. Eles realmente querem que a categoria de base se desenvolva muito bem, com os jogadores passando pelos processos até chegar à equipe principal. Não gostam muito que o atleta já fique alojado com 14 anos. Quanto mais tarde, melhor”, disse surpreso.
“Tem clubes aqui que tem seis jogadores alojados, porque eles querem que o atleta conviva com a família e amigos, além de ter o estudo como fundamental. Sendo assim, eles realmente formam jogadores – dentro e fora de campo”, finalizou o ex-jogador e futuro gestor.