Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
03/11/2024 – 6:50
Depois de Gol, Uno e tantos outros carros que ficaram no mercado brasileiro há um longo período, a Renault confirmou o fim da produção do Logan no país, após 17 anos.
Em nota encaminhada ao site MOTOR SHOW, a marca diz que “as últimas unidades produzidas seguem sendo comercializadas na rede de concessionárias”.
O sedã compacto ainda aparece no configurador do site da Renault. Ele é comercializado em duas versões: Life (R$ 97.500) e Zen (R$ 101.000).
+ Renault Kardian ganha versão turbo manual mais barata do Brasil; veja itens e preço
+ Compra do Ano 2025 – Crossover: Por que o Renault Kardian é a evolução de um SUV de entrada
Ele é equipado com motor 1.0 12v SCe flex, que gera 82 cv de potência e tem um consumo misto de 13,9 km/l. No entanto, ao longo do tempo, ele já foi oferecido com opções 1.0 16v Hi-Flex, 1.6 8v Hi-Torque e 1.6 16v Hi-Flex, para citar.
A primeira geração tem entre-eixos de 2.630 milímetros, o que era 30 milímetros a mais que o do Toyota Corolla, por exemplo. Ao lado do Chevrolet Vectra, ele é mais largo (1.742 mm x 1.728 mm) e mais alto (1.525 mm x 1.425 mm). O porta-malas era de 510 litros.
O modelo foi lançado em 2004, mas estreou por aqui em 2007. Ele é fruto de uma parceria com a marca romena Dacia – adquirida pela Renault em 1999 – com foco em mercados emergentes.
Em 2014, o Renault chegou a comercializar 46 mil unidades do Logan. No entanto, dez anos depois, ele registrou ao longo do ano, até setembro, 4.488 emplacamentos.