O Rio Coffee Nation, maior encontro de cafés especiais do Brasil, chega à 5ª edição entre os dias 18 e 20 de outubro. Sediado no Rio de Janeiro, o evento ocorre pela primeira vez dentro do Jockey Club, no espaço EXC. A edição contará com mais de 50 produtores parceiros e reunirá experts e amantes da bebida.
Além do novo endereço, as novidades da edição incluem harmonização de cachaças com cafés, combinações com diferentes queijos e torras de café ao vivo, degustações gratuitas, aulas e happy hour de café.
Durante os três dias, entre sexta-feira e domingo, especialistas do país inteiro se reunirão para estimular a profissionalização e a cultura do mercado de cafés, com foco na sustentabilidade e nos pequenos produtores. Estarão em pauta o comércio justo, a conexão com o turismo e os diferentes métodos de extração e torrefação.
Palestras e prêmios
Importantes nomes da gastronomia carioca estarão presentes em palestras e oficinas, incluindo João Diamante, Flávia Quaresma, Paula Prandini, Elia Schramm, Pedro Coronha, Alex Miranda e Alex Mesquita.
No evento, ocorre ainda a 5ª edição da premiação do Melhor Café Torrado para Espresso, em que os três primeiros colocados receberão a certificação da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Também será realizada a 2ª edição do campeonato de Melhor Barista.
Entre as opções gastronômicas, estarão presentes food trucks da Ella Pizzaria, T.T. Burger, Café da Carol, Guto&Tata e Croissant Rio.
Vale mencionar que parte da venda dos ingressos será revertida para o projeto “Diamantes na Cozinha”, do chef João Diamante, que capacita alunos em situação de vulnerabilidade das favelas do Rio para trabalharem ou empreenderem no setor. O projeto ganhou neste ano o prêmio “Campeões da Mudança” do The World’s 50 Best Restaurants.
Cafés especiais na Rio Coffee Nation
O Rio Coffee Nation é liderado por Martina Barth d’Avila, executiva de marketing e comunicação com mais de 26 anos de experiência. O encontro tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos grãos especiais.
Segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), um café especial deve atingir no mínimo 80 pontos numa escala de até 100, com aroma, doçura, acidez e outros itens avaliados. Para saber mais sobre cafés e cafés especiais, fique de olho nos textos do colunista Caio Tucunduva.
Rio Coffee Nation 2024
EXC Rio – Rua Jardim Botânico, 1011 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ / 18, 19 e 20 de outubro / Horários: sexta-feira, das 14h às 20h; sábado, das 11h às 20h, domingo, das 11h às 18h / Ingressos via Sympla a partir de R$ 27,50 (meia-entrada) e R$ 55 (inteira) / Programação no site.
Indicação geográfica de uísque escocês no Brasil pode elevar ganhos