A maior pedra de granizo já encontrada no Brasil foi localizada na cidade de Bagé, no Sul do Rio Grande do Sul, no dia 25 de setembro, segundo a Climatempo.
A agência de meteorologia informou que o granizo de 14,6 cm de diâmetro se originou no Uruguai e moveu-se pelo Sul do Brasil, provocando a pedra gigante.
O instituto divulgou o dado com base em um levantamento do PREVOTS, um grupo de meteorologistas que trabalha para documentar, pesquisar e prever tempestades severas no Brasil.
Porém, outra agência contestou a informação. A MetSul Meteorologia, que é baseada no estado gaúcho, reconhece que o material preenche os critérios para ser classificado como “granizo gigante”, mas diz que não é possível afirmar que é a maior pedra de granizo já registrada no país.
A MetSul explica que o Brasil não possui um banco de dados de longo prazo que registre o tamanho ou peso de pedras de granizo em tempestades severas. Segundo a empresa, o acompanhamento do PREVOTS começou a ser feito apenas nos últimos anos.
A agência gaúcha ainda aponta que pedras de granizo de maior dimensão e peso já caíram no RS. Em 20 de outubro de 2007, um temporal incomum de granizo prejudicou todas as casas do município de Santo Antônio das Missões.
Na época, granizos de 15 cm a 18 cm de diâmetro foram vistos e divulgados, de acordo com a MetSul.
A Climatempo aponta que o recorde anterior do maior granizo no Brasil foi registrado em Barra do Ribeiro (RS), em abril de 2023: uma pedra de 13 cm.
À CNN, a Climatempo afirmou que se baseia em “dados de fontes confiáveis não em achismos de empresas terceiras”. A PREVTOS é ligada a Universidade Federal de Santa Maria.