A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta sexta-feira (26), é recheada de novidades. A principal atração, sem dúvidas, é a realização do evento fora de um estádio pela primeira vez.
Em Paris, todas as delegações desfilam em trajeto pelo Rio Sena, passando por pontos icônicos da capital francesa. Vale lembrar que são 205 delegações, incluindo a Equipe Olímpica dos Refugiados, composta por atletas de diferentes lugares sem representar um país específico.
As delegações são divididas em 85 barcos, conforme o tamanho de cada uma delas. A maior equipe em Paris 2024 é dos Estados Unidos, composta por 630 atletas. Dona da casa, a França vem em segundo, com 608 representantes.
Outras grandes delegações são: Alemanha (463), Japão (433), Espanha (402), China (400), Itália (400), Grã-Bretanha (330) e Canadá (330).
Por outro lado, diversos países chegam à Olimpíada com delegações mais modestas, mas sem deixar de marcar presença no maior evento esportivo do mundo. Nesse caso, estão incluídas as delegações de Belize, Nauru, Liechtenstein e Somália, todas com apenas um representante cada.
Sete países serão representados por dois atletas: Andorra, Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Mauritânia, Mianmar, Samoa Americana e Tuvalu.
Por fim, 13 países chegam a Paris com três atletas: Brunei, Butão, Camboja, Chade, Essuatíni, Micronésia, Guiné Equatorial, Quiribati, Lesoto, Malawi, Palau, São Cristovão e Nevis, São Tomé e Príncipe, e Seicheles.
Delegação do Brasil
Nesta edição da Olimpíada, o Brasil é representado por 275 atletas. Essa é a 12ª maior delegação dos Jogos, e além disso, é a primeira vez em que o país tem mais mulheres que homens na competição.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: