Começa nesta sexta-feira (22) o Grande Prêmio da Holanda, a 15ª etapa da temporada da Fórmula 1 em 2024. A prova marca o retorno da principal categoria do automobilismo mundial após as férias de verão.
A corrida será realizada no Circuito de Zandvoort, localizado a 25 quilômetros da capital do país, Amsterdã. A pista tem 4,3 quilômetros de extensão e 14 curvas. Este circuito é marcado pelas icônicas curvas com altas inclinações.
Em 2023, o piloto Max Verstappen, da Red Bull, marcou a pole position e faturou a vitória.
O campeonato
Dono da casa, o holandês Max Verstappen segue na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, com 277 pontos conquistados. Na segunda colocação está Lando Norris, da McLaren, com 199 pontos. Charles Leclerc, da Ferrari, fecha o top 3 com 177 pontos conquistados.
Antes da interrupção do campeonato para as férias de verão, Oscar Piastri, da McLaren, vivia momento de ascensão na temporada. O australiano venceu o GP da Hungria e ficou com o segundo lugar no GP da Bélgica. O “piloto sensação” da temporada ocupa o quarto lugar no Mundial de Pilotos, com 167 pontos conquistados.
No Mundial de Construtores, a Red Bull segue dominante. Apesar de não faturar uma vitória há 4 etapas, a escuderia austríaca lidera o campeonato de construtores com 408 pontos conquistados. Em alta na temporada, a McLaren ocupa a segunda colocação com 366 pontos. A Ferrari fecha o top 3 com 345 pontos.
Programação e onde assistir
- Sexta-feira: treino livre 1: 7h30; treino livre 2: 11h;
- Sábado: treino livre 3: 6h30; Classificação: 10h;
- Domingo: Corrida: 10h
*Horário de Brasília
Os treinos livres terão transmissão do canal de TV fechada, BandSports. A classificação terá transmissão do canal de TV fechada, BandSports, e do canal de TV aberta, Band. Já a corrida será transmitida pelo canal de TV aberta, Band.