A Starlink, de Elon Musk, disse que “está fazendo o possível” para garantir que os serviços da empresa no Brasil não sejam interrompidos. A manifestação foi feita em sua conta na rede social X, também de propriedade de Musk, nesta quinta-feira (29).
A empresa é alvo de um pedido de bloqueio de contas financeiras por parte do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada como forma de garantir o pagamento de multas impostas pelo STF ao X.
“Infundada”
Na manifestação, a Starlink também disse que a ordem de Moraes é infundada ao responsabilizar a empresa pelas multas — que diz serem inconstitucionais — contra o X. A empresa também disse que pretende tomar medidas legais a respeito.
“Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas — inconstitucionalmente — contra X”, comentou a empresa. “Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”.
Segundo a Starlink, seus serviços estão “conectando mais de 250 mil clientes no Brasil — da Amazônia ao Rio de Janeiro — incluindo pequenas empresas, escolas e socorristas, entre muitos outros”.
Nesta quinta-feira (29), Musk voltou a atacar Moraes. “O tirano, Alexandre, é ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho de colo”, escreveu em seu perfil.
This order is based on an unfounded determination that Starlink should be responsible for the fines levied—unconstitutionally—against X. It was issued in secret and without affording Starlink any of the due process of law guaranteed by the Constitution of Brazil. We intend to…
— Starlink (@Starlink) August 29, 2024
Esta não é a primeira vez que Musk faz ataques ao ministro. Horas antes, ele criticou Moraes depois de o magistrado ter ordenado que o empresário indicasse o novo representante da plataforma no Brasil sob pena de suspensão da rede social.
A intimação do ministro foi feita por meio de uma publicação no perfil oficial do STF no próprio X, na noite de quarta-feira (28).
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar