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15/04/2025 – 17:57
A ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) divulgou os balanços de vendas dos modelos eletrificados no primeiro trimestre de 2025. Os números incluem modelos nacionais ou importados, desde que sejam híbridos convencionais (HEV), híbridos plug-in (PHEV), ou então 100% elétricos. Híbridos-leves (MHEV) de 12 Volts ou 48 Volts não fazem parte desse ranking, mas são contabilizados separadamente.
Com base no 1º trimestre de 2024, o aumento nos emplacamentos foi de exatos 10,6%, chegando a 39.924 unidades. Em 2024, foram 36.090 exemplares no período. Também houve crescimento de outros 10% nos números de março de 2025 (14.380 veículos) frente a fevereiro de 2025 (13.073 veículos). Março foi o mês de maiores vendas para os eletrificados até agora, considerando o ano de 2025.
Falando do primeiro trimestre, o líder da lista é o BYD Dolphin Mini, com 5.475 emplacamentos entre janeiro e março. 2.432 deles foram só no último mês cheio. No ranking dos híbridos, o primeiro lugar é do BYD Song Pro, SUV médio plug-in, que emplacou 5.884 exemplares entre janeiro e março de 2025.
A BYD, aliás, é figurinha carimbada na lista de mais emplacados entre janeiro e março, afinal emplaca quatro dos dez modelos de maior sucesso, entre híbridos e elétricos. Além do Dolphin Mini no topo dos EVs e do Song Pro como híbrido mais vendido, é destaque o sedan médio híbrido plug-in King DM-i (2.782 carros), e o SUV médio híbrido plug-in Song Plus (2.197 exemplares).
A arquirrival GWM fica logo atrás, com outros quatro integrantes na lista: Haval PHEV19 (2.065 carros), Haval HEV (1.439 unidades), Haval PHEV34 (1.146 exemplares) e Haval GT (1.116 emplacamentos). A Toyota tem dois modelos no top 10: Corolla Cross (2.174 carros) e Corolla Sedan (1.433 unidades).
Já a ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou crescimentos nos emplacamentos de veículos das suas dez marcas associadas durante o primeiro trimestre de 2025. Dentre as principais, BYD, Volvo, Kia, Porsche, Land Rover, Suzuki e Jaguar.
Em março, o aumento foi de 12,8% com relação a fevereiro, atingindo 10.174 veículos. Frente a março de 2024, os emplacamentos cresceram 20,3%. No total, considerando o primeiro trimestre de 2025, foram exatas 27.723 unidades registradas, o que significa uma alta de 32,8% quando comparado com o mesmo período de 2024 (20.880 unidades).
No segmento de eletrificados, as marcas associadas à entidade somaram share de 50,4% do mercado interno brasileiro de janeiro a março. Falando do âmbito geral, em março, as associadas da ABEIFA abocanharam 5,5% do mercado total de autos e comerciais leves (composto por 184.068 unidades). Considerando o primeiro semestre, a porcentagem de marketshare é de 5,4% de todos os 517.758 veículos de passeio e comerciais leves.